8 de ago de 2014

Minissérie nacional em quadrinhos aprovada pela Lei Rouanet





Marvelous Cities: Rio de Janeiro é uma minissérie em quadrinhos em oito capítulos que foi aprovada pela Lei Rouanet de incentivo à cultura em maio de 2014. O projeto está em fase de captação de recursos, buscando patrocinadores. O prazo para captação de recursos é de dois anos. A publicação será realizada em três versões: impresso em papel couché e acabamento fine art, com capa dura; um eBook, no formato digital ePub (com uma versão para o inglês) e um audiolivro para dar acessibilidade aos deficientes visuais. Tanto o ebook em português quanto o audiolivro estarão disponíveis gratuitamente na internet, como forma de incentivar o consumo deste tipo de mídia. A versão impressa reunirá os capítulos em um só volume, com vários extras, e será vendida pelo valor de R$29,00. A publicação está prevista assim que sair o último capítulo na web. A versão digital em inglês deve ser vendida por US$ 0,99 o capítulo.

A história tem início quando Isaiah, um rico senhor de 75 anos que vive nos EUA, ao ler uma reportagem sobre o Rio de Janeiro vê em uma foto Beatriz, mulher que ele nunca esqueceu quando esteve na cidade, no fim dos anos 50. Ele fica espantado, pois a mulher que aparece é a mesma, linda e jovial, de tempos atrás. Assombrado, contrata os serviços do detetive Joe Debret, que parte para o Rio de Janeiro. À medida que investiga, Debret sente a presença de um seu duplo, Jonas, um fotógrafo que também procura por Beatriz.

Este é primeiro trabalho em quadrinhos de Marcelo Alves, roteirista e autor do projeto, em parceria com Sami Souza, ilustrador e designer conhecido por seus trabalhos artísticos e participações em eventos como o GNUGRAF que busca divulgar o uso de softwares livres na área da computação gráfica. Marcelo Alves é professor de literatura e poeta, coautor do livro Quatro Estações: o trevo (Edição do autor), de 1999, relançado em 2012; participou do livro de contos da Editora Casa da Palavra Prosas Cariocas: uma nova cartografia do Rio de Janeiro, de 2004; produziu o curta de animação Ouvir estrelas em 2013, participando dos Festivais AnimaAção e o 12o Chico – Festival de Cinema e Vídeo do Tocantins, desse mesmo ano.






Teaser do projeto no Youtube: 

Nenhum comentário: