20 de jan. de 2011

Mercado de games no mundo

Mesmo com a desaceleração da economia, o mercado mundial de games movimenta 30 bilhões de dólares ao ano. Existe a perspectiva de que o mercado alcance a marca dos 73,6 bilhões em 2013. No Reino Unido, os games venderam mais que filmes em 2009, segundo a GFK Chart-Track. A indústria cinematográfica chegou a arrecadar cerca de 1,2 bilhão de libras entre cinema e venda de DVDs. No mesmo ano, quase dois bilhões de libras foram gastos no consumo de produtos para games, conforme noticiado pelo Telegrafh. Somente o lançamento do título Call of Duty: Modern Warfare 2 vendeu 1,2 milhão de unidades em 24 horas.
O mercado fonográfico e até mesmo Hollywood já foram superados em termos de faturamento pelo mercado de games. Conforme a Entertainment Software Association (ESA), 68% dos lares americanos possuem pelo menos um videogame ou computador voltado para games e 37% das famílias jogam também em dispositivos móveis como celulares, iPhone, iPod e PDA.
John Riccitiello, presidente-executivo da Eletronic Arts (EA), acredita que no futuro próximo haverá 1 bilhão de usuários de games diante de algumas centenas de milhões de hoje em dia. Sua premissa está baseada na possibilidade de que os games atraiam não somente os jogadores hardcore (tipo de jogador que consome horas de jogo, lê sobre o assunto e participa de fóruns sobre games) mas também famílias e jogadores casuais , como ocorreu com a entrada do Nintendo Wii e do Wii Fit no mercado, que se tornou um grande sucesso. Os grandes estúdios vislumbram aumento nas vendas com a entrada de pessoas mais velhas e principalmente mulheres.

Referência bibliográfica: 
http://jogos.uol.com.br/reportagens/ultnot/2008/06/24/ult2240u131.htm 
http://www.slideshare.net/fchamis/advergames-no-brasil



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