24 de dez. de 2004

Sobre a leitura

Como vou fazer prova para o Instituto de Educação, nos próximos dias, estou relendo alguns textos sobre leitura, entre outros. É interessante saber como determinadas classes percebem a leitura e elaboram determinados sentidos. Para a classe média e alta, a leitura está relacionada ao prazer e edificação do espírito. Para classes populares, à ascensão profissional. E para os analfabetos? Trabalhei um bom tempo com classes de alfabetização de jovens e adultos e fiz algumas pesquisas. Perdi vários dados (a última vez que trabalhei foi em 1997-2000), mas lembro dos resultados. Para o analfabeto, a leitura está relacionada à luz e é posta na esfera do sagrado. Para os jovens, como para as classes populares, está relacionada ao trabalho. Para as idosas, é importante a leitura porque assim vão poder acompanhar os estudos dos netos e para poder ler a Bíblia. Para os idosos, está relacionada ao trabalho (ler e aprender a calcular).
E a escola? A escola precisa trabalhar e construir formas de apreensão da leitura (informação/prazer/reflexão...) uma escola em tempo integral. Programa de educação supletiva, cujo tempo é menor, é preciso fazer uma escolha (leitura funcional/informativa) e torcer para que o aluno possa descobrir o prazer em algum momento de sua vida. Permanece uma forma de exclusão, não tenho a menor dúvida.

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