25 de dez. de 2004

Telecurso 2000

Não conhecia o trabalho do Telecurso 2000 (ensino fundamental). Trata-se de um curso supletivo (10 meses) em que são divididas as disciplinas por época de estudo, ou seja, num primeiro momento são estudadas determinadas disciplinas, depois, outras. No meu trabalho pediram um parecer técnico dos livros de português e, a título de curiosidade, resolvi apresentar o resultado.
PARECER TÉCNICO DOS LIVROS DE PORTUGUÊS DO TELECURSO 2000 (ensino fundamental)

Há uma quebra na linha de trabalho no ensino de português. Nos livros 1 e 2 o ensino de gramática está atrelado aos níveis mais complexos de utilização da linguagem (por exemplo, no livro 2 temos o estudo dos conectivos: mas, então, se... quando é proposto que o aluno trabalhe com argumentação, sendo necessário para o desenvolvimento lógico do texto a percepção e utilização de tais conectivos). Nos livros 3 e 4 ocorre a preocupação em transmitir o quadro básico de uma gramática: classes gramaticais e sintaxe, de modo expositivo. Não há, por exemplo, o trabalho de orações coordenadas e subordinadas para análise e produção de argumentação.
Contudo, ao longo dos livros há a preocupação em trabalhar com os níveis de fala (nível informal/formal), linguagem denotativa (racional/dicionarizada) e denotativa (figurada/emocional), produção de textos e reescritura (paráfrase). Nisso também ocorre uma quebra na linha de trabalho: nos livros 1 e 2, níveis complexos de textos são apresentados de forma gradativa; os livros 3 e 4 procuram apresentar uma diversidade de tipos textuais (bula de remédio, manual, procuração, ata, boletim de ocorrência etc.) voltados para o mundo do trabalho.
Não há atividade voltada para a crítica de imagem ou linguagem de propaganda. As cenatextos conduzem o trabalho com os módulos, porém os textos iniciais dos módulos descrevem a imagem, não há análise. Também ocorre a preocupação (considero excessiva) em demonstrar a importância do uso de dicionário.

A distribuição das disciplinas do Telecurso ao longo do curso, em minha opinião, apresenta problemas. Língua Portuguesa pode ser trabalhada no início, desde que disciplinas como Geografia e História estejam separadas do estudo de língua, no segundo momento do curso. Dessa forma é possível permanecer durante o curso com o trabalho de interpretação/produção de textos. Creio que Matemática deveria ser dado no início, junto com Língua Portuguesa, pois o aluno estaria trabalhando duas linguagens: a lógica (matemática), e a de comunicação (língua portuguesa), permanecendo o trabalho de leitura com as outras disciplinas.

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