20 de jan. de 2005

Alfabetização de jovens e adultos - EJA - parte IV

· Apresentação do grupo;
· Dúvidas (em geral, administrativas) das educadoras até a primeira reunião;
· Entrevista com a turma, como foi? ( algumas educadoras tinham recebido antes os questionários);
· Discussão sobre propostas de trabalho (projeto a longo prazo, temas p/ trabalho a curto e médio prazo, de acordo com a turma e a educadora);
· Importância da leitura de diversos tipos de textos em sala de aula, no início ou no final da aula, de preferência aqueles com os quais as educadoras tivessem mais intimidade, pois nem sempre é o texto que seduz o aluno, mas a intimidade que subjaz a leitura e explanação do texto, por parte da educadora;
· Importância de atividades que proporcionem trabalhos em grupo;
· Trabalhos com imagem;
· Leitura do texto do MOVA-Diadema que disserta sobre a metodologia de trabalho. Correlacionei, a partir dessa leitura, a necessidade de fazermos do texto um ponto de partida em sala de aula, e não um ponto de chegada;
· Necessidade de montar um grupo de estudo, na parte final da reunião.

Nenhum comentário: