3 de jan. de 2005

Leitura: formação de mercador consumidor

Sempre tive esta idéia: o que poderia melhorar o desempenho de nossos alunos na área da educação seriam as editoras desenvolverem estratégias para formação de mercado consumidor. Isso mesmo: formação de mercado consumidor. Grupo empresarial financiando grupos de contadores de histórias, venda de livros em diversos locais (supermercados, magazines, bancas de jornais, quiosques), livros com acabamentos e materiais mais baratos (tamanhos diferentes, tiragens menores), áudio-livros (em K7 e CD) para comunidades em que não houvesse entrada de texto escrito como em algumas cidades do interior do nordeste, por exemplo; nas escolas: formação de clubes do livro (lembro que na minha época a escola recebia a ciranda dos livros), cursos de atualização em literatura brasileira financiada por editoras, financiamento em pesquisas na área de Educação para desenvolvimento da leitura, horários em nas Rádios para audição de textos literários, concursos literários. Claro está que o governo deveria cumprir sua parte: menos impostos, desenvolvimento (em parceria) de plano estratégico para indústria dos livros ( que, aliás, começou na gestão de Carlos Lessa, no BNDES), desconto no imposto de renda para aquisição de livros por parte dos professores (como era antigamente). Hoje, é uma utopia, mas não quer dizer que amanhã não poderá... Ah! se tivéssemos um trabalho aplicado para uma geração inteira de leitores!

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