20 de jan. de 2005

Alfabetização de jovens e adultos - EJA parte I

Em 1999 participei de um projeto de alfabetização de jovens e adultos promovido pelo Estado do Rio de Janeiro. Era o projeto MOVA, espalhado por boa parte do Estado. Acabei saindo em março de 2000, pois havia passado na PUC (iria fazer o mestrado), e achei melhor apenas estudar. Neste mesmo ano, resolvi escrever um pouco sobre minha passagem pelo projeto. Não saí do primeiro capítulo (rs). Como encontrei o arquivo, resolvi apresentar em pequenas partes.
O Primeiro Encontro
Ao receber a lista das entidades com as quais iria atuar, troquei alguns endereços com uma outra orientadora para facilitar o nosso trabalho criando, assim, áreas de melhor acesso para as nossas atividades. De início, fiquei com 14 turmas
. Resolvi, antes de conhecer as turmas e as educadoras, montar dois questionários, um para as educadoras e outro para as turmas, para melhor traçar o perfil de ambas; pois pretendia a médio prazo sugerir projetos de escrita e leitura de acordo com o grau de inserção em letramento da educadora e a demanda, ou melhor, a necessidade de escrita e leitura, de cada turma. Para a elaboração destes formulários, apoiei-me no Guia do Educador, do Ação Educativa, para as turmas, e um questionário sobre leitura, oferecido pelo 12o COLE – 12o Congesso de Leitura, realizado na Unicamp, naquele mesmo ano, para as educadoras. Elaborei também um roteiro para o relatório a ser entregue pelas educadoras. Para tanto, utilizei-me de algumas idéias a partir do roteiro de atividades do projeto “Alfabetização Rede Brasil”. Neste roteiro, bastava escolher a atividade julgada por cada uma das educadoras como a mais interessante, pois assim haveria um mínimo de material suficiente para analisar o quê a educadora pensava a respeito de alfabetização e letramento, uma vez que não teria como analisar e discutir todas as atividades da semana, de todas as educadoras. Anexo a este roteiro, preparei um relatório que denominei de “plano semanal”. Neste, solicitava o resumo das atividades propostas nos dias daquela semana de trabalho. Preparei o material nos dias 11 e 12 de agosto(1999).
Iniciei as visitas, de fato, na semana de 16 de agosto (1999). Tive diversos problemas. Em sua maioria, as entidades não se encontravam perto do metrô, o que dificultava bastante a locomoção numa mesma noite para outro local de trabalho. A comunicação era bastante difícil, pois em alguns casos o telefone, sendo comunitário, estava quase sempre ocupado.

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